O papel da tecnologia na democratização da comunicação

2-blogprog

No 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, participei do debate sobre A política da internet, tecnologias e a neutralidade na rede com Sérgio Amadeu, Marcelo Branco e Ricardo Poppi.

Ver slides no SlideShare.

A grande mídia se beneficia da confusão que ela mesma estimula entre liberdade de expressão e liberdade de imprensa. Atribuem às tentativas de regulamentar a comunicação rótulos de medidas anti-democráticas e com objetivo de censurar a imprensa. As grandes corporações da imprensa brasileira se auto-intitulam plurais e defensoras de valores democráticos; no entanto, apropriam-se da informação, manipulando-a conforme seus interesses políticos.

Nesse contexto, é importante analisar o papel de diferentes tecnologias no processo de democratização da comunicação no Brasil. O acesso à internet e às ferramentas de produção e reprodução de conteúdo têm se mostrado importantes na descentralização da informação. Blogueiros e outros atores sociais têm incentivado na rede o debate sobre a regulamentação da comunicação. Além disso, a neutralidade da rede, o marco civil da internet, a reforma da lei de direitos autorais são outros temas que não só se relacionam com diferentes tecnologias, mas também são centrais para o planejamento de inclusão digital aliado a educação digital.

Publicado por Tatiane Pires

tatianepires.com.br

Enviar comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s