Nós somos 99%

//

Tatiane Pires

20111003-occupied-wall-street-journal

Milhares de pessoas se reúnem em Wall Street, na cidade de Nova Iorque, para protestar contra a política econômica do governo Obama; protestar contra republicanos e democratas que só agem pensando nas eleições de 2012, deixando o povo à própria sorte; protestar contra o déficit público, o desemprego e a falta de assistência social. Os protestos que começaram em NY se espalharam para outras cidades, e atravessaram os Estados Unidos chegando à costa oeste em São Francisco no estado da Califórnia.

Além do jornal The Occupied Wall Street Journal, os ativistas estadunidenses criaram o blog We Are the 99% — Nós Somos os 99% — para mostrar depoimentos reais das pessoas que fazem parte dos 99% da população estadunidense que está enfrentando o pior da crise que beneficiou os que fazem parte do grupo dos 1% mais ricos dos Estados Unidos.

20111003-1-we-are-the-99

Esta é a última conta que eu, aos 21, consigo pagar. Na parte da frente, está uma conta de água de 42,43 dólares, eu tenho 47 dólares. Meu trabalho paga 7,25 por hora. O salário mínimo é de 8 dólares por hora. Para minha sorte, tenho comissão de dez centavos por venda realizada, o que faz meu salário não ser ilegal.

Tenho 65 mil em débito de financiamento da faculdade, porque me disseram que esse era o único jeito de conseguir trabalho. Conclui o curso com GPA de 3,87. E é isso o que consigo, 180 dólares por semana.

Mês que vem, não terei uma casa para morar apesar de todos os meus esforços, até meu chefe dirige uma BMW 2010. FAÇO PARTE DOS 99%.

20111003-2-we-are-the-99

Sou compatível para doar um rim a uma amiga.

Também estou desempregada e não tenho plano de saúde (fui demitida de um emprego onde trabalhava há 20 anos).

Disseram-me no hospital, um dos maiores, e pela empresa do plano de saúde de minha amiga, um dos maiores do país, que eu tenho que pagar pelos exames pré-operatórios.

Eu faço parte dos 99%.

20111003-3-we-are-the-99

Vou completar 25 anos este mês. Tenho um diploma de bacharelado, mas não consigo encontrar emprego em minha área. “SEM EXPERIÊNCIA”, é o que me dizem. Tenho uma educação que custou 50 mil, mas parece que não é suficiente. Não paguei o financiamento dos meus estudos por 6 meses. Por quê? Porque não está me ajudando. Tenho uma dívida de 8 mil no cartão de crédito. Mas não é por comprar coisas caras, a dívida é por colocar gasolina no carro e comida na geladeira. Tenho que mentir para fazer meu trabalho parecer mais interessante, porque tenho vergonha. Vergonha porque tudo que tenho de valor está no Craiglist (até meu carro), porque eu ainda não sei como vou pagar as contas ou comer na próxima semana.
EU FAÇO PARTE DOS 99%.

Mais relatos reais no site wearethe99percent.tumblr.com.

Deixe um comentário