Para os blogueiros que utilizam WordPress em um serviço de hospedagem, em vez de blog.wordpress.com, alguns cuidados devem ser observados para manter o bom funcionamento do blog.
Atualize o software
Correções de segurança, melhorias e novas funcionalidades são os principais motivos porque o software do blog deve ser atualizado com regularidade. O processo de atualização foi bastante simplificado nas últimas versões. Quando há uma nova versão disponível, um aviso é exibido no painel administrativo do blog. Na maioria das vezes, basta clicar em “atualizar agora” e esperar alguns segundos enquanto o WordPress se encarrega de fazer todo trabalho nos bastidores.
Faça backup!
Alguns dos problemas comuns que os blogueiros precisam encarar quando dá algo errado seriam resolvidos mais facilmente se o blog tivesse backups regulares do banco de dados.
Tenha cuidado com os plugins
Sim, os plugins; são muitos bons e adicionam funcionalidades sem que o blogueiro precise saber o que é PHP, SQL e o que fazer com essa sopa de letrinhas. Mas tenha critério ao escolher que plugins utilizar, alguns não removem os dados adicionados no banco de dados quando são desativados.
Faça um limpeza regular no banco de dados
Enquanto um post é editado, o WordPress salva na tabela wp_posts versões temporárias do post. Um problema decorrente dessa funcionalidade é que o banco de dados vai armazenando informações que não são necessárias depois que o post é publicado. Para resolver isso, utilizo o phpMyAdmin para encontrar e deletar o que é desnecessário:
[code language=”sql”]SELECT * FROM `wp_posts`
WHERE `post_status` = ‘auto-draft’;
SELECT * FROM `wp_posts`
WHERE (`post_name` like ‘%autosave%’) OR (`post_name` like ‘%revision%’);
SELECT * FROM `wp_postmeta`
WHERE `meta_key` like ‘%_edit_%’;[/code]
Referências