A devastadora modernidade

A devastadora modernidade

Todos os gadgets tem nos seus componentes metais e outros materiais que foram extraídos às custas da saúde dos trabalhadores que fazem a extração e do ambiente no local de onde são retirados.

A teconologia é bem-vinda. Mas não podemos deixar de pensar no custo humano e ambiental dessa lógica insana de trocar tudo (celular, tablet, computador, etc. ) a cada lançamento.

Também é preciso cobrar das empresas que recolham o lixo tecnológico gerado por seus produtos, dando a destinação correta a cada material, e que projetem equipamentos que durem mais, em vez de projetá-los para ser descartados.

A devastadora “modernidade” do novo Iphone5

Criança trabalhando na extração de metais. Imagem do blog Outras Palavras.

Criança trabalhando na extração de metais. Imagem do blog Outras Palavras.

Toda vez que um novo iPhone está para ser lançado, produz-se um frisson muncial. No caso do novo Iphone 5S, não foi diferente. Pessoas acamparam por semanas em frente a loja da Apple em Nova York, esperando que suas portas se abrissem. Quando isso finalmente ocorreu, foram saudadss pelos funcionários da loja como se tivessem acabado de conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Mas por trás de toda a fanfarra de marketing existe uma realidade que quase nunca é acompanhada pela mídia com tanta empolgação como as filas em frente das lojas.

» Continue lendo no Blog Outras Palavras

Receba os posts do blog em seu email!


2013-09-27T08:10:58+00:00 setembro 2013|Tecnologia, Internet e Comunicação|

Deixar Um Comentário