Atualização do Motorola Xoom MZ605 para Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Atualização do Motorola Xoom MZ605 para Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Após alguns meses utilizando o tablet Motorola Xoom MZ605 (3G e Wi-fi) com Android Honeycomb 3.2, decidi atualizar para a versão 4, Ice Cream Sandwich (ICS). Pesquisei em alguns fóruns (XDA-Developers, AndroidZ e BrasilDroid), li tutoriais, baixei os arquivos necessários e instalei o ICS.

Efetuar a atualização manual do Android requer o desbloqueio do bootloader, anulando a garantia do tablet.
Escrevi este tutorial a partir dos passos que segui para atualizar meu dispositivo. Utilize-o por sua conta e risco.

1. Android SDK
Baixe o Android SDK em developer.android.com/sdk. No gerenciador (SDK Manager), faça download do componente Android SDK Platform-tools.

android-sdk-platform-tools

2. Recovery

Utilizei o rogue_XM-recovery-1.5.0-rc3-touch.img disponível no fórum XDA-Developers.

3. Imagens de boot e system

Utilizei as imagens disponibilizadas pelo usuário ffosilva no fórum DroidBrasil:

boot.img
system.img (Com Português Brasileiro já configurado como idioma padrão.)

4. Bateria

Antes de iniciar, verifique a bateria! Deixei o Xoom e o notebook o tempo todo conectados na tomada para não correr o risco de acabar a bateria de um dos dois durante a atualização.

5. Desbloquear o bootloader

Abra o Windows CMD, e acesse a pasta platform-tools.
Alternativa: na pasta platform-tools, pressione a tecla shift, clique com o botão direito do mouse e selecione abrir janela de comando aqui.

abrir-janela-de-comando-aqui

Com o Xoom conectado ao computador, digite adb reboot bootloader.

adb-reboot-bootloader

O Xoom irá reiniciar com a mensagem Starting Fastboot protocol support.

Na janela de comando do Windows, digite fastboot oem unlock.

Após esse comando, a tela do Xoom exibirá uma mensagem avisando que o desbloqueio anula a garantia e que o tablet voltará a configuração original de fábrica (todos os aplicativos e seu conteúdo serão apagados). Para prosseguir, pressione a tecla volume para baixo. Na tela do Xoom, aparece I accept. Pressione a tecla volume para cima para confirmar. Um outro aviso aparece na tela, pressione novamente volume para baixo, aparece Yes. Pressione novamente volume pra cima para confirmar.

Após a confirmação, o Xoom será desbloqueado, formatado e irá reiniciar.

6. Instalar o ICS

Extraia o zip do arquivo de recuperação e renomeie o arquivo de rogue_XM-recovery-1.5.0-rc3-touch.img para recovery.img. Copie os arquivos boot.img, recovery.img e system.img para a pasta platform-tools.

arquivos-em-platform-toools

Com o Xoom conectado ao computador, digite novamente adb reboot bootloader para que o Xoom reinicie com a mensagem Starting Fastboot protocol support.

Na janela de comando, digite os comandos abaixo, aguardando a conclusão de cada um (indicada na tela do Xoom) antes de digitar o próximo:

fastboot flash boot boot.img
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash system system.img
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
fastboot -w
fastboot reboot

Após fastboot reboot, o Xoom irá reiniciar e poderá demorar aproximadamente de cinco a dez minutos na tela de inicialização. Bem-vindo ao Android Ice Cream Sandwich!

7. Cadê o 3G?

Se permanecer o aviso de que o tablet não está conectado à rede móvel após a inicialização do ICS, verifique se há APN configurado. Isso aconteceu comigo e eu não sabia sobre o APN, a primeira coisa que pensei foi que alguma coisa tinha saído errado na atualização.

No Xoom, acesse Configurações > Redes Sem Fio e Outras > Mais… > Redes Móveis > Nomes ponto de acesso. Se a lista estiver vazia, com o chip no tablet, procure três pontos no canto superior direito, toque e selecione redefinir para o padrão. Aguarde alguns minutos. Se necessário, desligue o tablet e ligue novamente.

apn-redefinir-para-padrao

Conclusão

Esse post é o resumo da pesquisa e das tentativas até conseguir atualizar meu Xoom para o ICS. Ao longo do texto, incluí os links dos arquivos necessários e indiquei os fóruns onde encontrei cada um deles. Também incluí detalhes sobre diversos pontos para que o tutorial fique acessível.

2016-09-18T19:58:46+00:00 julho 2012|Tecnologia, Internet e Comunicação|

4 Comentários

  1. Cristian John 14 de março de 2016 em 14:30- Responder

    Olá, você ainda tem os arquivos do ffosilva, o system.img e boot.img?

    • Tatiane Pires 15 de março de 2016 em 20:01- Responder

      Não tenho mais esses arquivos, pois já fiz duas atualizações no Xoom depois desse post. Uma dessas atualizações tem um post publicado aqui no blog: Atualização do Motorola Xoom para Android Jelly Bean 4.1.1. Mas, sobre a atualização mais recente, para o Android KitKat, não publiquei post.

  2. Diovane 10 de maio de 2016 em 17:38- Responder

    Olá! Tem como vc me ajudar? Quero atualizar me tablet MZ605.

    • Tatiane Pires 13 de maio de 2016 em 21:32- Responder

      Você pode seguir o tutorial por conta própria, ou pedir ajuda alguém que possa pegar o tablet e fazer a atualização. Eu não forneço suporte e não faço atualização em equipamentos de outras pessoas exatamente porque existe o risco de alguma coisa dar errado. Todas as vezes que eu tive problemas nas atualizações, pesquisei na Internet pela solução. Fóruns, nesses casos, são mais indicados.

Deixar Um Comentário