Atualização do Motorola Xoom MZ605 para Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Android Ice Cream Sandwich 4.0.3
Android Ice Cream Sandwich 4.0.3

Após alguns meses utilizando o tablet Motorola Xoom MZ605 (3G e Wi-fi) com Android Honeycomb 3.2, decidi atualizar para a versão 4, Ice Cream Sandwich (ICS). Pesquisei em alguns fóruns (XDA-Developers, AndroidZ e BrasilDroid), li tutoriais, baixei os arquivos necessários e instalei o ICS.

Efetuar a atualização manual do Android requer o desbloqueio do bootloader, anulando a garantia do tablet.
Escrevi este tutorial a partir dos passos que segui para atualizar meu dispositivo. Utilize-o por sua conta e risco.

1. Android SDK
Baixe o Android SDK em developer.android.com/sdk. No gerenciador (SDK Manager), faça download do componente Android SDK Platform-tools.

android-sdk-platform-tools

2. Recovery

Utilizei o rogue_XM-recovery-1.5.0-rc3-touch.img disponível no fórum XDA-Developers.

3. Imagens de boot e system

Utilizei as imagens disponibilizadas pelo usuário ffosilva no fórum DroidBrasil:

boot.img
system.img (Com Português Brasileiro já configurado como idioma padrão.)

4. Bateria

Antes de iniciar, verifique a bateria! Deixei o Xoom e o notebook o tempo todo conectados na tomada para não correr o risco de acabar a bateria de um dos dois durante a atualização.

5. Desbloquear o bootloader

Abra o Windows CMD, e acesse a pasta platform-tools.
Alternativa: na pasta platform-tools, pressione a tecla shift, clique com o botão direito do mouse e selecione abrir janela de comando aqui.

abrir-janela-de-comando-aqui

Com o Xoom conectado ao computador, digite adb reboot bootloader.

adb-reboot-bootloader

O Xoom irá reiniciar com a mensagem Starting Fastboot protocol support.

Na janela de comando do Windows, digite fastboot oem unlock.

Após esse comando, a tela do Xoom exibirá uma mensagem avisando que o desbloqueio anula a garantia e que o tablet voltará a configuração original de fábrica (todos os aplicativos e seu conteúdo serão apagados). Para prosseguir, pressione a tecla volume para baixo. Na tela do Xoom, aparece I accept. Pressione a tecla volume para cima para confirmar. Um outro aviso aparece na tela, pressione novamente volume para baixo, aparece Yes. Pressione novamente volume pra cima para confirmar.

Após a confirmação, o Xoom será desbloqueado, formatado e irá reiniciar.

6. Instalar o ICS

Extraia o zip do arquivo de recuperação e renomeie o arquivo de rogue_XM-recovery-1.5.0-rc3-touch.img para recovery.img. Copie os arquivos boot.img, recovery.img e system.img para a pasta platform-tools.

arquivos-em-platform-toools

Com o Xoom conectado ao computador, digite novamente adb reboot bootloader para que o Xoom reinicie com a mensagem Starting Fastboot protocol support.

Na janela de comando, digite os comandos abaixo, aguardando a conclusão de cada um (indicada na tela do Xoom) antes de digitar o próximo:

fastboot flash boot boot.img
fastboot flash recovery recovery.img
fastboot flash system system.img
fastboot erase userdata
fastboot erase cache
fastboot -w
fastboot reboot

Após fastboot reboot, o Xoom irá reiniciar e poderá demorar aproximadamente de cinco a dez minutos na tela de inicialização. Bem-vindo ao Android Ice Cream Sandwich!

7. Cadê o 3G?

Se permanecer o aviso de que o tablet não está conectado à rede móvel após a inicialização do ICS, verifique se há APN configurado. Isso aconteceu comigo e eu não sabia sobre o APN, a primeira coisa que pensei foi que alguma coisa tinha saído errado na atualização.

No Xoom, acesse Configurações > Redes Sem Fio e Outras > Mais… > Redes Móveis > Nomes ponto de acesso. Se a lista estiver vazia, com o chip no tablet, procure três pontos no canto superior direito, toque e selecione redefinir para o padrão. Aguarde alguns minutos. Se necessário, desligue o tablet e ligue novamente.

apn-redefinir-para-padrao

Conclusão

Esse post é o resumo da pesquisa e das tentativas até conseguir atualizar meu Xoom para o ICS. Ao longo do texto, incluí os links dos arquivos necessários e indiquei os fóruns onde encontrei cada um deles. Também incluí detalhes sobre diversos pontos para que o tutorial fique acessível.

4 respostas para “Atualização do Motorola Xoom MZ605 para Android Ice Cream Sandwich 4.0.3”

    1. Você pode seguir o tutorial por conta própria, ou pedir ajuda alguém que possa pegar o tablet e fazer a atualização. Eu não forneço suporte e não faço atualização em equipamentos de outras pessoas exatamente porque existe o risco de alguma coisa dar errado. Todas as vezes que eu tive problemas nas atualizações, pesquisei na Internet pela solução. Fóruns, nesses casos, são mais indicados.

Deixe seu comentário