Atualização do Motorola Xoom para Android Jelly Bean 4.1.1

Android Jelly Bean 4.1.1
Android Jelly Bean 4.1.1

Em julho de 2012, atualizei o Android no meu Motorola Xoom para o Ice Cream Sandwich 4.0.3 e publiquei um tutorial aqui no blog. Agora a atualização é para a versão Jelly Bean 4.1.1. Encontrei os links para downloads que indico neste post no fórum XDA Developers.

Efetuar a atualização manual do Android requer o desbloqueio do bootloader, anulando a garantia do tablet.
Escrevi este tutorial a partir dos passos que segui para atualizar meu dispositivo. Utilize-o por sua conta e risco.

1. Backup
Salve todos os arquivos e fotos armazenados no tablet. Para fazer backup dos aplicativos, se o tablet já tem acesso root, utilize o Titanium Backup. Para salvar uma lista dos aplicativos, para posterior instalação manual, utilize o Share My Apps.

2. Atualize os drivers USB para o Xoom no seu PC
Baixe no site da Motorola a versão mais recente dos drivers para o Xoom.

3. Android SDK
Baixe o Android SDK em developer.android.com/sdk. No gerenciador (SDK Manager), faça download do componente Android SDK Platform-tools.

android-sdk-platform-tools

4. Recovery
Utilizei o Team Win Recovery Project (TWRP) 2.3.3.0 R.A.H._TWRPv2.6.3.img disponível no XDA Developers em [RECOVERY] TWRP 2.3.3.0 touch recovery [2012-12-19]
[RECOVERY] TWRP 2.6.3.0 touch recovery [2013-8-31]
. Utilize a versão mais recente do TWRP disponível no fórum.

5. Jelly Bean
A versão que utilizei, EOS-umts_everest-3.0.zip, é para Xoom com 3G e Wifi. Verifique no XDA Developers o arquivo correto para Xoom apenas com Wifi: [ROM][JB] Team EOS 3 (Stable release).

CyanogenMod 10 (Android 4.1) para Motorola Xoom everest.
md5: 59ae822881b3b4a06a9a3e80b430b23a

6. Aplicativos do Google
Atualize os aplicativos do Google: gapps-jb-20120802-eos-signed.zip. Gmail, YouTube e outros apps deverão ser baixados do Google Play após a atualização.

Google Apps para CyanogenMod 10.
md5: 4e9e7ec3c22b0b3471bd05d62b8a659d

7. Bateria
Antes de iniciar, verifique a bateria! A atualização é rápida, mas deixei o Xoom e o notebook o tempo todo conectados na tomada.

8. Desbloquear o bootloader
Se já efetuou o desbloqueio antes, vá para o passo seguinte.

Abra o Windows CMD e acesse a pasta android-sdk/platform-tools. Digite o comando adb devices para verificar se o tablet é identificado. Se estiver tudo certo, deverá aparecer, após “List of devices attached”, uma linha com uma sequência de letras e números e a palavra “device”.

Se nada aparecer após “List of devices attached”, verifique novamente os drivers USB do tablet.

Se o tablet foi identificado, digite o comando adb reboot bootloader. O Xoom irá reiniciar com o logo da Motorola e a frase “Starting Fastboot protocol support.”

"Starting Fastboot protocol support",  imagem do Google Images.
“Starting Fastboot protocol support”, imagem do Google Images.

Ainda no Windows CMD, digite fastboot devices. Dessa vez, depois de “List of devices attached”, a sequência de letras e números que identifica o tablet será seguida pela palavra fastboot.

Para desbloquear o bootloader, digite fastboot oem unlock.

Siga as instruções na tela do Xoom para desbloquear o bootloader. Use o botão que diminui o volume para percorrer as opções e o botão que aumenta o volume para aceitar uma opção. O dispositivo irá perguntar duas vezes se tiver certeza de que você quer desbloquear o dispositivo e anular a garantia, e então ele irá fazer um “reset de fábrica” do OS.

O Xoom irá reiniciar após o reset. Selecione o idioma, etc. e ative novamente a “depuração USB” em Configurações > Opções do desenvolvedor.

9. Substituindo o recovery

Coloque o arquivo de recovery, TWRPv2.3.3.0.img, na pasta android-sdk/platform-tools e, com o Xoom conectado no PC, digite adb reboot bootloader para reiniciar novamente no modo fastboot.

Digite fastboot flash recovery TWRPv2.3.3.0.img

Depois de concluído, reinicie com fastboot reboot.

10. Atualizando o Android

Coloque os arquivos EOS-umts_everest-3.0.zip e gapps-jb-20120802-eos-signed.zip cm-10.0.0-everest.zip e gapps-jb-20121011-signed.zip no cartão microSD. Com o tablet conectado no PC, digite adb reboot recovery para reiniciar e acessar o TWRP.

No TWRP, no tablet, selecione Wipe, depois selecione Factory reset.

Volte à tela inicial do TWRP e selecione Install, selecione o arquivo cm-10.0.0-everest.zip e siga as instruções na tela para instalar. Repita esses passos para instalar o arquivo gapps-jb-20121011-signed.zip.

Reinicie.

Os aplicativos Gmail, YouTube, etc., devem ser baixados novamente no Google Play.

Atualização em 22/03/2013

Alguns dos comentários no post tem perguntas sobre a compatibilidade da ROM Team EOS 3 com outros modelos do Xoom. Utilizei o release umts_everest para Xoom com 3G e Wi-fi. No tópico
[ROM][JB] Team EOS 3 (Stable release)
do fórum XDA Developers, onde encontrei essa ROM, há outras releases disponíveis para Xoom 4G ou apenas com Wi-fi, mas o fórum não informa sobre a compatibilidade com outros modelos do tablet como o Xoom 2 e o Xoom 2 Media Edition.

Atualização em 5/02/2014

Troquei o link do recovery no item 4 porque versões mais recentes foram publicadas pela equipe que desenvolve o software. O Team Win Recovery Project é apenas uma sugestão, utilizei esse recovery quando fiz a atualização descrita neste post. Tenho utilizado o recovery ClockWorkMod em atualizações mais recentes.

Atualização em 31/08/2014

Troquei o link da ROM. Quando atualizei o tablet em dezembro/12, utilizei uma ROM do TeamEOS cujo link estava no post; mas fui informada pelo leitor Fábio Pedrero que o link não está mais disponível no goo.im.

Por isso atualizei o post incluindo o link do CyanogenMod 10 para o Motorola Xoom 3G e o pacote Google Apps para essa ROM.

Mais referências nos links abaixo:
CyanogenMod para Motorola Xoom GSM (everest), CDMA (stingray), Wi-Fi (wingray);
Google Apps para o CyanogenMod;
Tutorial na wiki do CyanogenMod para a ROM everest do Xoom.

49 respostas para “Atualização do Motorola Xoom para Android Jelly Bean 4.1.1”

  1. Tatiane, muito obrigado pelo tutorial. Comprei um XOOM MZ605 recentemente e seguirei o procedimento para atualizar a versão do android. Espero que dê tudo certo! (Como o aparelho já não está mais na garantia, vamos que vamos).

  2. Tatiane, boa noite, se você puder me ajudar eu fico agradecido. Fiz todo o procedimento, mas ao fazer o boot para acessar o recovery ele não abre o TWRP, aparece apenas o logotipo do android com um sinal de ! acima dele, pressionando power + vol up eu abro um menu que aparentemente é o recovery padrão que vem no aparelho. O mais estranho é que fiz o procedimento de flash na imagem do recovery e deu tudo OK. O que poderia ser isso?

    1. Não sei o que poderia ter causado isso. Você verificou o MD5 sum após o fim do download? Na página do Dev-Host tem o MD5.

      Quando fiz a atualização, o Team Win Recovery Project funcionou. Mas você pode utilizar outro software de recuperação. O ClockworkMod Recovery é outra opção: http://www.clockworkmod.com, com instruções de instalação no fórum XDA Developers (em inglês) [TIP] How to install Clockworkmod Recovery (detailed instructions).

    1. Não consegue acessar o recovery? Talvez seja um problema parecido com o do comentário anterior. Verifique se consegue com o ClockworkMod Recovery.

      Seu Motorola Xoom é 3G+Wifi ou só Wifi? Pode ser que os arquivos de recovery sejam diferentes para cada modelo. Os links que publiquei no post são para download do recovery e do Android para a versão que tem 3G.

      1. é jeito, eu tbm penei um dia inteiro para entrar no recovery até descobrir q tem q esperar uns 3 a 5 segundos depois q aparece a tela do dual core para apertar o botão de -.
        o recovery q tá no tutorial tbm parece q tá com problema, usei o cwm.
        fora isso, o tutorial está 10! vlw!

  3. Oi moça o meu é o Xoom 2 Media Edition e ão consigo fazer o desbloqueio sera que da pra atualizar pelo RSD lite, se vc souber da uma explicação.
    Obrigado

    1. Não conheço o RSD Lite.

      Na primeira vez que atualizei o Xoom, usei o comando fastboot para alterar os arquivos de boot, recovery e system. Na segunda atualização, deste post, fiz pelo recovery. Nos dois casos, pesquisei no XDA Developers e em outros fóruns até encontrar um tutorial e os links para download dos arquivos. Publiquei no blog os passos que segui, tentando explicar com detalhes cada etapa para tornar o processo mais acessível, esperando que seja útil para outras pessoas.

      No entanto, há vários métodos de atualização. Se você preferir atualizar usando o RSD Lite, sugiro que pesquise por tutoriais com todas as informações e os downloads que você vai precisar.

        1. O desbloqueio do bootloader é iniciado pelo Android SDK e finalizado confirmando a operação no tablet. Até onde sei, não há motivo para essa etapa não funcionar.

    1. Essa ROM Team EOS 3 é para o Xoom MZ601, instalei no meu tablet que originalmente era MZ605 e não tive problemas. O site GSM Arena mostra o Xoom como MZ601 e diz “também conhecido como MZ603 e MZ605”.

      Ainda conforme o GSM Arena, o Xoom 2 Media Edition 3G é MZ608.

      Não sei que diferenças de hardware pode haver entre os tablets para que a ROM não seja compatível. Talvez a quantidade e as funções dos botões, mas é apenas uma hipótese.

      Veja se encontra nos fóruns alguém que instalou ROM do MZ601 no MZ608, se deu certo ou não.

    1. Não sei se é compatível. Como respondi no comentário anterior, você pode pesquisar se alguém instalou ROM do MZ601 no MZ616. Mas acho que o ideal é encontrar o arquivo com a ROM específica para seu tablet.

    1. Atualizei o post no dia 22/março e adicionei:

      No tópico [ROM][JB] Team EOS 3 (Stable release) do fórum XDA Developers, onde encontrei essa ROM, há outras releases disponíveis para Xoom 4G ou apenas com Wi-fi, mas o fórum não informa sobre a compatibilidade com outros modelos do tablet como o Xoom 2 e o Xoom 2 Media Edition.

      Portanto não tenho informações sobre a compatibilidade dessa versão da ROM Team EOS 3 com o Xoom 2. Mas acredito que uma versão dessa ROM específica para Xoom 2 deve ser disponibilizada pelo Team EOS.

    1. Depois do comando adb reboot bootloader, o tablet vai reiniciar e exibir e frase “Starting Fastboot protocol support”. Quando entrar nesse modo, o tablet deve continuar conectado ao computador para que você digite na janela de comandos do Windows fastboot oem unlock. Depois disso, siga as instruções na tela do tablet para desbloquear o bootloader. Isso só precisa ser feito uma vez; se o bootloader já foi desbloqueado antes, você pode pular essa etapa.

  4. Estou com um problema de audio no meu MZ608. Aparece a msg “System não está respondendo” Voltei para o Androiod de fábrica 3.2, pois falaram q era problema no Android. Mas nada adiantou. Será que se atualizar para esse novo o problema vai acabar?

    1. Você pode tentar. Mas, se o problema continuar mesmo depois de mudar a versão do Android, talvez seja um problema de hardware. Nesse caso, acho que teria que levar na assistência técnica.

  5. tatiane, Olá! O meu Tablet é o Xoom 2 Media Edition (Mz608) Ele é foi vinculado a uma empresa de telefonia, no meu caso a ”Oi” Ele é desbloqueado e tbm já efetuei o procedimento para acesso root! Será que vai ”funfa” no meu aparelho esse processo? Ou melhor, no caso dele entrar em ‘looping” qual o procedimento pra fazer a restauracao ou sei lah tentar instalar outra room talvez a original ou até outra por aii! Vc chegou instalar essa aqui: (Android 4.2.1 Jellybean AOSP) ??? Obrigado desde já!

    1. Na primeira vez que tentei atualizar a versão do Android no tablet, tive que refazer a instalação uma ou duas vezes. É por tentativa e erro mesmo. Pesquisei vários tutoriais e li todos os passos com bastante atenção antes de fazer algum procedimento no tablet para decidir como fazer a atualização. E ainda não testei nenhuma ROM 4.2.1.

    1. Marcos, qual versão você instalou? Tenho também um mz608 com o 4.0.4 e gostaria de um passo a frente. Poderia compartilhar sua experiência? Já usei o RSD, mas não está claro o que você usou como base.
      Obrigado

      1. Olá André, eu instalei a versão 4.1.1 mencionada neste tutorial por intermédio do RSD Lite 6.0 em virtude da facilidade para fazer a atualização, porém foi necessário configurações adicionais para o pleno funcionamento por razões da exigência de acesso “super usuário”, ou seja, o “root”.

  6. Como faço para voltar ao Android de fábrica, ou seja, 3.2, pois, após a atualização para 4.0, o som ficou tocando apenas de um lado. Meu tablet é o Xoom ME 2 MZ608.

    1. Gustavo, tem um aplicativo na Google Play chamado Speaker Fix, voce pode baixá-lo, e então o som do seu Xoom 2 ME vai milagrosamente voltar ao que era quando na versão Android 3.2. Todavia, voce terá de ter acesso root, e só então instalar o Speaker Fix. Fiz isso no meu, e ficou perfeito!

  7. Muito obrigado.consegui destrava o meu xoom MZ605 e atualizar para o Jelly Bean.
    Duvida? por que no “configurações” no campo “sobre o Tablet”: aparece no numero de modelo o MZ601 e não o MZ605
    E como posso saber por descrição na “configurações” que foi atualizado como “Jelly Bean?
    De antemão obrigado pela ajuda!

    1. por que no “configurações” no campo “sobre o Tablet”: aparece no numero de modelo o MZ601 e não o MZ605

      Deve ser a ROM. No meu tablet, o modelo também era MZ605 antes de atualizar, depois também mudou para MZ601.

      E como posso saber por descrição na “configurações” que foi atualizado como “Jelly Bean?

      A tela “Sobre o tablet” mostra a versão do Android. Jelly Bean é a versão 4.x (4.1, 4.2 e 4.3). A ROM desse tutorial atualiza para a versão 4.1.1.

  8. Já atualizei meu Xoom mz605 outras vezes, e toda vez tive problema com play store. Os apps de banco principalmente (itau, bradesco) deixaram de estar disponível para download, e outros programas tb… Acabei voltando pra versão de fábrica. Mais alguém teve esse problema?

  9. Boa noite, Tatiane.

    Tenho um Motorola xoom MZ605, porem ele não sai da tela inicial com o logo da Motorola, já tentei resetar o tablete mas não deu certo, tem como instalar o android novamente?

    Grato,

    1. Embora instalar novamente o Android seja uma possível solução, se o problema persistir, talvez seja o caso de pensar na possibilidade de haver algum problema de hardware. Se ainda estiver na garantia, você ainda pode tentar levar na assistência técnica.

  10. Olá Tatiane, tudo bem?
    Não estou conseguindo baixar os programas dos links a partir do passo 4 que você deixou, tem como enviar por e-mail? O modelo é o motorola xoom 2 MZ 608 3g ME. Muito obrigado e no aguardo.

    1. A versão 2.3.3.0 do Team Win Recovery foi retirada do ar porque há novas versões disponíveis. No link para o fórum XDA Developers, você encontra onde baixar a versão 2.6.3. Também atualizei o post com o link mais recente.

        1. Toni, não sei se funciona no Xoom MZ608. Infelizmente, os diferentes números das versões dos dispositivos Motorola parecem ser feitos para dificultar a vida das pessoas ao tentar encontrar a ROM certa para fazer uma atualização. Minha sugestão é localizar algum tutorial que seja específico para o modelo do seu tablet.

Deixe seu comentário