Quando o Firefox fica por muito tempo com algumas abas abertas, especialmente se deixo o navegador para fazer outras atividades no computador, pode acontecer de o navegador utilizar muita memória e deixar todo o sistema muito lento. O mesmo ocorre com os navegadores Chromium e Chrome, para os quais ainda não encontrei solução, então não é um problema somente do Firefox.
Se não consigo fechar a tempo o navegador que causa a lentidão no sistema, preciso reiniciá-lo usando o método REISUB para sistemas Linux.
Pesquisando sobre formas de diminuir o consumo de memória do Firefox, encontrei as dicas a seguir no blog do autor do livro Firefox para Leigos.[1] As configurações são feitas nas configurações acessadas ao digitar about:config na barra de endereço do navegador.
Reduzir o consumo de memória ao minimizar
- Digite about:config na barra de endereço e tecle Enter.
- Clique com o botão direito e escolha Nova preferência > Boolean.
- Digite config.trim_on_minimize no pop-up e tecle Enter.
- Selecione True e tecle Enter.
- Reinicie o Firefox.
Reduzir ou desabilitar o cache
Para que essa configuração funcione, browser.cache.memory.enable e browser.cache.disk.enable devem estar definidas como True.
Definir um novo valor:
- Digite about:config na barra de endereço e tecle Enter.
- Pesquise por browser.cache.memory.capacity e defina um número em KB para o valor da memória cache (1024KB = 1MB, por exemplo).
- Pesquise por browser.cache.disk.capacity e defina um número em KB para o valor do cache em disco (1024KB = 1MB, por exemplo).
Para desabilitar o cache, configure os dois valores, browser.cache.memory.capacity e browser.cache.disk.capacity, para zero. Ou defina browser.cache.disk.enable e browser.cache.memory.enable para False.
[1] David Tan – Tips to reduce Firefox memory and cache usage