Como reduzir o consumo de memória do Firefox

Como reduzir o consumo de memória do Firefox

firefox-about-config

Quando o Firefox fica por muito tempo com algumas abas abertas, especialmente se deixo o navegador para fazer outras atividades no computador, pode acontecer de o navegador utilizar muita memória e deixar todo o sistema muito lento. O mesmo ocorre com os navegadores Chromium e Chrome, para os quais ainda não encontrei solução, então não é um problema somente do Firefox.

Se não consigo fechar a tempo o navegador que causa a lentidão no sistema, preciso reiniciá-lo usando o método REISUB para sistemas Linux.

Pesquisando sobre formas de diminuir o consumo de memória do Firefox, encontrei as dicas a seguir no blog do autor do livro Firefox para Leigos.[1] As configurações são feitas nas configurações acessadas ao digitar about:config na barra de endereço do navegador.

Reduzir o consumo de memória ao minimizar

  1. Digite about:config na barra de endereço e tecle Enter.
  2. Clique com o botão direito e escolha Nova preferência > Boolean.
  3. Digite config.trim_on_minimize no pop-up e tecle Enter.
  4. Selecione True e tecle Enter.
  5. Reinicie o Firefox.

firefox-about-config-new-preference

Reduzir ou desabilitar o cache

Para que essa configuração funcione, browser.cache.memory.enable e browser.cache.disk.enable devem estar definidas como True.

Definir um novo valor:

  1. Digite about:config na barra de endereço e tecle Enter.
  2. Pesquise por browser.cache.memory.capacity e defina um número em KB para o valor da memória cache (1024KB = 1MB, por exemplo).
  3. Pesquise por browser.cache.disk.capacity e defina um número em KB para o valor do cache em disco (1024KB = 1MB, por exemplo).

Para desabilitar o cache, configure os dois valores, browser.cache.memory.capacity e browser.cache.disk.capacity, para zero. Ou defina browser.cache.disk.enable e browser.cache.memory.enable para False.

[1] David Tan – Tips to reduce Firefox memory and cache usage

2016-01-09T14:37:16+00:00 janeiro 2016|Tecnologia, Internet e Comunicação|

Deixar Um Comentário