Como trocar o domínio de uma conta Google Apps Free

Como trocar o domínio de uma conta Google Apps Free

NÃO é possível trocar o domínio primário em contas gratuitas. Os passos aqui descritos podem ser úteis em casos de upgrade na conta, situação em que perde-se a gratuidade.

Conforme informações nos comentários, a tentativa de efetuar a troca de domínio seguindo os passos abaixo resulta na seguinte mensagem: “Changing primary domain is not allowed in trial subscription period”, isto é, a troca de domínio no período de avaliação não é mais permitida.

Uma solução alternativa, para manter a conta gratuita é usar domínios alias: todos os usuários de @dominio-a.com (domínio primário) também recebem emails em @dominio-b.com.br, @dominio-c.net (ambos aliases), por exemplo.

Até o final de 2012, havia uma edição gratuita do Google Apps[1], essa edição atualmente só existe para as contas que foram criadas naquele período.

Para alterar o domínio de uma conta gratuita, siga os passos abaixo.

1. Upgrade

No Admin Console, clique no botão Upgrade Now para ativar o período de avaliação do Google Apps for Work. Mas não esqueça de fazer o downgrade dentro do prazo de 30 dias, caso contrário a conta deixará de ser gratuita.[2]

2. Domínio secundário

Depois de fazer o upgrade, clique em Domínios no Admin Console; se esse ícone não aparecer, clique em More Controls.

Clique em Adicionar/remover domínios, depois em Adicionar um domínio ou alias de domínio. Adicione o novo domínio como um domínio secundário e siga os passos para a verificação.

O uso do domínio secundário só é possível após o upgrade, contas gratuitas não têm acesso a essa opção e só podem ter domínios alias.

3. Efetuar a troca entre domínio primário e secundário

Acesse este link https://developers.google.com/admin-sdk/directory/v1/reference/customers/update e clique em Try it now.

customers-update-try-it-now

Certifique-se de que fez login na conta correta, verificando o email no canto superior direito.

Clique no ícone ao lado de Authorize requests using OAuth2.0 e confirme a primeira opção, https://www.googleapis.com/auth/admin.directory.customer, marcada no pop-up.

No campo customerKey, digite my_customer.

No campo fields type, digite customerDomain.

Em Request Body, selecione a opção customerDomain nas opções de add a property. E digite o domínio no campo que aparece após este customerDomain; digite no formato dominio.com sem o www.

Clique em Execute.

api-request-change-domain

A confirmação de que a alteração está feita é o código 200 OK seguido pelo mesmo domínio informado no passo anterior no customerDomain do Response.

Ainda não acabou.

O domínio foi alterado, mas a conta está no período de avaliação do Google Apps for Work. Se avaliação não for cancelada em até 30 dias, a conta deixa de ser gratuita.[2]

4. Remover domínio secundário

Antes de fazer o downgrade, volte na configuração dos domínios e remova o domínio secundário, que era antigo o domínio principal. Isto é muito importante: para permanecer gratuita, a conta não pode ter domínios secundários.

5. Downgrade

Na página inicial do Admin Console, clique em Faturamento e depois em Cancelar assinatura. Mais detalhes neste link: Fazer downgrade para a edição gratuita legada.

Fim.

[1] Edição gratuita do Google Apps (legada)
[2] Fazer downgrade para a edição gratuita legada

Receba os posts do blog em seu email!


2017-08-06T22:38:43+00:00 março 2016|Tecnologia, Internet e Comunicação|

19 Comentários

  1. WebDática 5 de março de 2016 em 21:46

    Muito obrigado por compartilhar, passei o dia todo quebrando a cabeça com a API do google, para enfim descobrir que só iria funcionar se eu fizesse o upgrade.

  2. Alex 8 de abril de 2016 em 15:59

    Esse método não funciona mais. Aparece a seguinte mensagem:
    “message”: “Changing primary domain is not allowed in trial subscription period.”

    • Tatiane Pires 8 de abril de 2016 em 22:30

      Eu achava que, em algum momento, os monitoramentos internos do Google (é um chute, mas acho que deve haver) iriam detectar um grande número de contas legacy fazendo trials e downgrade em muito pouco tempo. Depois de investigar a causa, também tinha essa intuição de que mudariam as regras.

  3. Leandro Aquino 11 de abril de 2016 em 23:43

    Boa Noite.
    Teria outra forma de fazer essa alteração?

    • Tatiane Pires 12 de abril de 2016 em 08:31

      Não sei se há outra maneira de realizar essa troca de domínio.
      A leitura que faço da ação do Google, ao impedir a troca da maneira como descrevi no post, é de que a intenção é fazer os usuários que precisam trocar o domínio principal deixem as contas legadas e paguem o Apps for Work. Posso estar equivocada, mas é o que parece ser.

  4. Simonal Camargo 20 de abril de 2016 em 11:33

    Retornou:

    Response

    403 Forbidden

    – Show headers –

    {
    “error”: {
    “errors”: [
    {
    “domain”: “global”,
    “reason”: “domainCannotUseApis”,
    “message”: “Domain cannot use apis.”
    }
    ],
    “code”: 403,
    “message”: “Domain cannot use apis.”
    }
    }

    • Tatiane Pires 20 de abril de 2016 em 21:13

      Fiz um teste e obtive a mesma resposta ao tentar utilizar a ferramenta de Customers Update com uma conta legada (gratuita).

  5. Veronica Fiorotto 2 de maio de 2016 em 21:21

    Tatiane, te amo SUA LINDA

  6. Vitor Souza Rodrigues 13 de maio de 2016 em 20:57

    Olá Tatiane, achei super interessante a sua dica, porém percebi que o processo não mais funciona. Tem alguma outra forma de conseguir trocar o domínio principal? Pesquisei muito e não encontrei nada.

    • Tatiane Pires 13 de maio de 2016 em 21:25

      Atualizei o post. Não sei de outra forma para trocar o domínio. Essa maneira de efetuar a troca, como estava descrita no post, sempre me pareceu uma gambiarra que funcionava por uma falha na definição das regras. Infelizmente, parece que só pagando pelo Google Apps for Work.

  7. 00teodosio 16 de setembro de 2016 em 19:17

    Infelizmente com este método não rola mais. Se você fizer o downgrade usando o segundo domínio, não consegue. Ele só permite cancelar a conta. Para habilitar o downgrade, precisa excluir o domínio secundário.

    • Tatiane Pires 16 de setembro de 2016 em 21:42

      Quando fiz a alteração, funcionou. Contas gratuitas não podem ter domínios secundários. Você remove o domínio secundário, continua com a conta gratuita e depois adiciona como domínio alias.

      Verifique a observação no link 2, Fazer downgrade para a edição gratuita legada: “Se você adicionou recentemente um domínio secundário, remova o domínio secundário e faça downgrade.”

  8. Marcio 27 de setembro de 2016 em 15:39

    No passo 3 deu essa mensagem:

    Changing primary domain is not allowed in trial subscription period.

    Google não permite mais né?

    • Tatiane Pires 27 de setembro de 2016 em 23:01

      Faz algumas semanas que, pelos comentários aqui no post, também tenho a impressão que houve alguma mudança nas regras do Google para as contas em período de trial. Mas ainda não vi alterações na documentação, conforme apontei na resposta ao comentário anterior, com o link sobre downgrade para a edição gratuita legada.

      • Marcio 28 de setembro de 2016 em 10:14

        Então o downgrade funcionou, o que não funciona mais é “Efetuar a troca entre domínio primário e secundário”. Ao executar essa etapa conforme o post, dá erro e exibe a mensagem: “Changing primary domain is not allowed in trial subscription period”.

        De qualquer forma, obrigado pelo post, está bem detalhado, pena que o Google bloqueou essa alteração para contas “trial”.

        • Tatiane Pires 30 de setembro de 2016 em 00:22

          Vou editar o post e colocar um aviso sobre a mudança nas regras.
          Obrigada por informar!

  9. Fabiana 13 de janeiro de 2017 em 09:41

    Poxa que pena que não é mais possível!

    Tatiane eu vi em um comentário vc dizer que tinha como colocar como alia, não sei o que é,rs.., embora eu mesma sempre tenha feito tudo para criar e configurarr meu domínio no Google. Eu tenho uma conta legada com um domínio (nome casada) e precisei criar um outro domínio (usar o nome de solteira, rss). Até cheguei a pagar para usar esse novo domínio no G Suite, mais aí excluí para seguir as instruções desse post, e só depois que vi que não funciona mais (mesmo tendo a sua observação lá no começo).

    Em fim, se eu tivesse como colocar o novo domínio na mesma conta do primeiro domínio, que é gratuita, para ficar tudo junto, para mim seria muito melhor. Você tem algum tutorial ensinando a usar o domínio como alias? para o que quero acha que seria a solução?

    • Tatiane Pires 13 de janeiro de 2017 em 10:57

      Sim, você pode usar os dois domínios na mesma conta. Siga este tutorial do suporte do Google para adicionar o domínio como alias.

Os comentários estão encerrados.