Linux: como adicionar os comandos lampp_start e lampp_stop

Linux: como adicionar os comandos lampp_start e lampp_stop

add_lampp_to_usr_bin

Nunca me importei em descobrir como funciona a interface gráfica do XAMPP no Linux por estar acostumada a digitar sudo /opt/lampp/lampp start ou sudo /opt/lampp/lampp stop para iniciar e parar o software, mas isso é chato. Gosto de usar o terminal e queria que houvesse um comando mais curto para realizar as mesmas tarefinhas banais. Enquanto editava alguma coisa no Sublime Text, digitei no terminal which subl e o arquivo /usr/bin/subl deu a resposta.

Esse post é uma referência para que eu lembre como refazer os mesmos passos, caso venha precisar. Entretanto, em vez de deixar isso perdido em alguma anotação no Evernote, Google Keep ou qualquer outro desses, publicar aqui no blog pode dar uma mão para quem também não curte digitar sudo /opt/lampp/lampp start.

“Como faz?”

Digite no terminal sudo gedit /usr/bin/lampp_start, adicione as linhas abaixo, assumindo que o XAMPP foi instalado no diretório padrão, e salve o arquivo.

#!/bin/sh
exec sudo /opt/lampp/lampp start "$@"

Para o lampp_stop, digite no terminal sudo gedit /usr/bin/lampp_stop, adicione as linhas abaixo e salve o arquivo.

#!/bin/sh
exec sudo /opt/lampp/lampp stop "$@"

Ainda é preciso mudar as permissões dos dois arquivos para 755. Digite no terminal sudo chmod 755 /usr/bin/lampp_start e sudo chmod 755 /usr/bin/lampp_stop.

Pronto! Agora é só digitar lampp_start ou lampp_stop.

Receba os posts do blog em seu email!


2017-01-21T22:56:47+00:00 abril 2016|Desenvolvimento Web|

Deixar Um Comentário