Computadores podem eventualmente travar; mas uso Linux desde 2006 e, até poucos meses atrás, nunca tinha visto o computador parar completamente.
Antes do Linux, quando usava Windows e o computador parava, desligava segurando o botão power; por causa disso, às vezes, o computador ligava fazendo checkdisk antes de carregar o sistema operacional.
Voltando ao presente, na primeira vez que vi o computador travar com Linux, depois do pensamento “o que fazer agora?” a única resposta que eu sabia era desligar segurando o botão power.
Máquinas eventualmente param de responder por algum motivo, independente do sistema operacional. Mas, depois disso, resolvi pesquisar se havia alguma forma de reiniciar sem precisar recorrer ao power. Em sistemas operacionais Linux, isso é possível.
Alt + SysRq (Print Screen) + R E I S U B
Quando nada mais responde em um sistema Linux, REISUB reinicia o computador de forma segura.
Segurando as teclas Alt e SysRq (Print Screen), digite pausadamente R E I S U B.
Esse comando vai executar as seguintes ações:
R: Mudar o teclado para o modo XLATE.
E: Enviar o sinal SIGTERM para todos os processos, exceto o init.
I: Enviar o sinal SIGKILL para todos os processos, exceto o init.
S: Sincronizar todos os sistemas de arquivos montados.
U: Remontar todos os sistemas de arquivos montados modo de leitura (read-only).
B: Reinicializar imediatamente o sistema, sem desmontar partições ou sincronizar.
Em alguns notebooks, a tecla Print Screen deve ser ativada por meio da tecla Fn. Lembrando que o nome da tecla que ativa funcionalidades extras no teclado pode variar conforme o fabricante do notebook. Nesse caso, é preciso segurar uma tecla a mais para o comando funcionar: Alt + Fn + Print Screen + R E I S U B.
Como lembrar que a sequência é REISUB?
Não sei se é coincidência, mas REISUB é a palavra busier ao contrário. Busier significa ocupado em inglês, e o computador está ocupado demais para responder aos comandos do usuário.
Por que meu computador travou?
Depois da segunda ou terceira vez que precisei usar essa sequência para reiniciar, percebi que, no meu caso, havia um padrão: Firefox e Chromium abertos com pelo menos dez abas cada um, Komodo Edit com vários arquivos abertos, Rhythmbox e várias outras janelas abertas por muitas horas. E foi assim que descobri que os navegadores consomem muita memória.
Resolvi o problema dos navegadores mantendo menos abas abertas. De qualquer forma, quando esqueço muitas abas abertas por muito tempo e os primeiros sinais de que o computador vai travar ocorrem (o cursor do mouse começa a se mover lentamente, por exemplo), fecho os navegadores e isso tem sido suficiente para que não seja necessário reiniciar.
Referência: FOSS Wire – Fix a frozen system with the magic SysRq keys.
Que distribuição você usa?
😀
Ubuntu 14.04
Jóia! Parabéns!
Muito obrigado, Tatiane.
Deu certo. Foi um grande alívio.