Mais um passo rumo à comunicação que queremos

Mais um passo rumo à comunicação que queremos

blogprogrs-post-cover

Se me lembro bem, foi o Hélio Paz quem falou com a Cris Rodrigues sobre minha intenção de ajudar no BlogProgRS, ainda em fevereiro. Foi assim que comecei a participar. De todo o grupo, apenas eu não participei do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas ano passado em São Paulo.

Reuniões e conversas por email iam dando forma ao encontro que era para acontecer no início de abril, depois no final de abril e, finalmente, no último fim de semana de maio. Até então, eu não tinha participado de um processo de organização horizontal e autogestionário como foi com o BlogProgRS. Essa é, certamente, uma das ótimas experiências que levo comigo desse processo.

Definidos data, local, pauta e convidados, começamos a divulgar o evento. A expectativa era grande sobre quantos dos inscritos estariam presentes. Nos três dias do BlogProgRS, não parei um minuto sequer: buscar convidados no aeroporto, atualizar o site, fazer a oficina “Administração e ferramentas para blogs”, … Todos tínhamos muito a fazer para que o encontro desse certo. Pude parar um pouquinho para a mesa “Importância estratégica e a viabilização da comunicação digital” no sábado pela manhã. Também foi muito bom conversar com quem costumo interagir na rede, rever alguns amigos e conhecer mais pessoas.

Dos relatos e experiências de blogs, participaram Norelys Morales (blogueira cubana, Islamía), Luisa Stern (ativista do movimento LGBT, Cultura CrossDresser), Marco Aurélio “Biruel” (Teia Livre), Roberta Konzen e Quetelin Rodrigues (Salto Alto Futebol Clube).

No domingo, foi realizado o PIG Parade na Redenção. As respostas das pessoas que passeavam no Parque e paravam para saber o que era o PIG Parade mostrou que há um descontentamento com a forma como as grandes empresas de comunicação (des)informam.

Publicamos a Carta-compromisso do 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, cujo texto final foi elaborado com a colaboração de todos os presentes no debate domingo pela manhã. Também estamos trabalhando em outras ferramentas para o site do BlogProgRS, entre elas um agregador dos blogs gaúchos.

O 1º Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS terminou, mas a mobilização não pode parar. Além do 2º Encontro Nacional — nos dias 17, 18 e 19 de junho em Brasília — acredito que o debate sobre o acesso à internet, a regulamentação dos meios de comunicação e outros temas discutidos no BlogProgRS devem ser ampliados com a participação de todos, levados às universidades, aos sindicatos e a outras organizações da sociedade civil.

Fotos: BlogProgRS

Receba os posts do blog em seu email!


2011-05-31T16:17:58+00:00 Maio 2011|Encontros de Blogueiros|

Deixar Um Comentário