O Facebook e o seu histórico de navegação na web

O Facebook e o seu histórico de navegação na web

Ao clicar nos links compartilhados no Facebook, passamos pela página facebook.com/l.php (clique para ampliar)

Ao clicar nos links compartilhados no Facebook, passamos pela página facebook.com/l.php (clique para ampliar)

Não lembra em quais links clicou na semana passada? O Facebook lembra todos os que foram acessados por meio da rede social. Toda vez que clicamos em um link compartilhado lá, passamos pela página facebook.com/l.php. Não sei exatamente o que faz essa página; meu palpite é que ela pode salvar o link clicado, dia, horário e vincular essas informações a um banco de dados dos links que cada usuário acessa.

Eu sei que isso não é nenhuma novidade na Internet. O Google, outros mecanismos de pesquisa e diversos outros sites também salvam informações sobre os links clicados em suas respectivas páginas há tempos.

Não estou nenhum pouco preocupada que o Facebook saiba que eu acesso Tijolaço, Viomundo, Carta Capital, Carta Maior, etc. Isso qualquer um que acessar meus perfis nas redes sociais também saberá. O que eu não sei, e isto me preocupa, é como esses links e mais um amontoado de informações que fornecemos gratuitamente para o Facebook viram dinheiro para os acionistas dessa empresa que dizem valer bilhões de dólares.

Receba os posts do blog em seu email!


2013-10-21T16:06:24+00:00 outubro 2013|Tecnologia, Internet e Comunicação|

2 Comentários

  1. Wellington 10 de junho de 2017 em 10:42- Responder

    Como eu faço pra consultar esse histórico?

    • Tatiane Pires 16 de junho de 2017 em 23:15- Responder

      Não tenho essa informação, Wellington. Pode ser que esteja incluído no arquivo que cada pessoa pode solicitar ao Facebook, mas não verifiquei ainda.

Deixar Um Comentário