Proteja seu blog com Let’s Encrypt

Proteja seu blog com Let’s Encrypt

Sempre quis proteger meu blog com um certificado SSL, mas também sempre achei muito caro. No serviço de hospedagem que eu utilizava antes, um certificado SSL custa $75/ano.

Há cinco meses, comecei a usar certificados Let’s Encrypt nos meus sites, a data coincide com a migração para uma VPS Digital Ocean. Como nem todos os serviços de hospedagem compartilhada disponibilizam algum método para a instalação de certificados Let’s Encrypt, a mudança veio em boa hora.

A verdadeira motivação para migrar foi o último episódio em que um pico de tráfego em outro site hospedado no mesmo servidor fez o meu site ficar fora do ar. Após a migração, percebi que pago menos pela VPS, comparado ao valor mensal da outra hospedagem, e disponho de mais recursos agora.

Estou acostumada com Ubuntu e o terminal, por isso seguir alguns tutoriais para instalar Apache, MySQL e PHP foi sem complicações. A outra boa surpresa foi constatar que o Certbot da EFF é, de fato, fácil de usar.

Este tutorial para instalação do Let’s Encrypt para servidores rodando Ubuntu, contém os passos que reproduzo a seguir.

cd /usr/local/sbin
sudo wget https://dl.eff.org/certbot-auto
sudo chmod a+x /usr/local/sbin/certbot-auto

Com os três passos acima, o Certbot está pronto para gerar os certificados.

sudo certbot-auto --apache -d example.com

E a renovação também é muito simples.

sudo certbot-auto renew

Por ser gratuito e tão simples, acredito que, além usar o Let’s Encrypt, vale a pena contribuir na campanha de crowdfunding para a manutenção do projeto neste link: Make a More Secure Web with Let’s Encrypt!

Receba os posts do blog em seu email!


2016-11-10T08:56:32+00:00 outubro 2016|Desenvolvimento Web|

Deixar Um Comentário