Gabinete Digital usa tecnologia para aproximar cidadãos do Estado

Gabinete Digital usa tecnologia para aproximar cidadãos do Estado

Foi lançado, nesta terça-feira, o Gabinete Digital com o objetivo de estimular uma nova cultura de participação na gestão pública através do estabelecimento de um canal direto de diálogo e colaboração entre o governador e a sociedade gaúcha, segundo Vinícius Wu, chefe de gabinete de Tarso Genro e idealizador do projeto. As ferramentas disponíveis no Gabinete Digital são agenda colaborativa, governo escuta e governador responde.

Com base na experiência da chanceler alemã Angela Merkel, na mobilização na rede durante a campanha de Obama e dos sites UK Open Data e e-Sergipe, foi elaborado um site com ferramentas cujo objetivo é proporcionar um canal permanente de participação.

O governador afirmou que a rede dissolveu a centralidade física das reuniões e, como exemplo, falou sobre as pessoas que acompanharam ao vivo o lançamento. Ele disse também que um dos objetivos das ferramentas disponibilizadas é aproximar os jovens da política. O Gabinete Digital está vinculado ao sistema estadual de participação cidadã para participação fora da rede.

O conteúdo do site está disponível sob a licença Creative Commons e o código das ferramentas que integram o Gabinete Digital está disponível sob a licença Affero GPL, incentivando tanto o compartilhamento das informações publicadas quanto o uso de software livre. (Alô, ministra Ana de Hollanda. Colaboração, Creative Commons e software livre são o presente e o futuro da rede.)

Acesse o Gabinete Digital.

Receba os posts do blog em seu email!


2011-05-25T10:24:19+00:00 maio 2011|Tecnologia, Internet e Comunicação|

Deixar Um Comentário