O que é preciso para garantir a segurança de um e-commerce

O que é preciso para garantir a segurança de um e-commerce

Uma loja online, também conhecida como e-commerce, é uma ótima maneira de administrar as vendas de produtos pela internet. Embora seja uma forma muito comum de transação, as compras online podem representar riscos tanto para quem compra quanto para quem é responsável pelas vendas. No entanto, existem algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir as chances de que a segurança de um e-commerce seja comprometida.

keyboard-and-key

Proteja o seu site com um certificado SSL

A Certificação SSL previne que hackers tenham acesso às informações de clientes e visitantes. Além de adicionar uma camada extra de segurança, a Certificação SSL também torna o website mais confiável do ponto de vista dos clientes. Muitos compradores online aprenderam a associar “SSL” com maior segurança. Possuir o certificado ajuda a diminuir a desconfiança dos clientes em potencial.

Outro ponto que não pode deixar de ser mencionado é que é possível adqurir um Certificado SSL por preços muito baixos. Empresas como a 1&1 tornaram a certificação digital extremamente acessível. Alguns planos inclusive chegam a oferecer seguro contra perdas por fraude no valor de até U$S 1 milhão de Dólares.

Utilize um serviço terceirizado de processamento de pagamentos

Sempre que possível, é importante que as empresas evitem armazenar informações de pagamento dos clientes. Isso é válido especialmente para empresas que estão começando e ainda não possuem a infraestrutura necessária para oferecer um serviço próprio de pagamento com segurança.

Empresas como PayPal e PagSeguro estão no mercado há vários anos e são especializadas em oferecer este tipo de serviço, possuindo a tecnologia necessária para preservar a segurança das informações de milhares de clientes.

Escolha uma plataforma de e-commerce segura e atualizada

Hoje é possível encontrar diversas opções de plataformas de e-commerce seguras e acessíveis. Muitas destas oferecem integração com sistemas de gestão de conteúdo, como o WordPress. Um dos passos mais importantes para manter a segurança contra ataques de hackers é manter todos os programas da sua plataforma e-commerce sempre bem atualizados.

As empresas que oferecem os serviços de integração e-commerce costumam lançar novas versões de seus aplicativos frequentemente. Muitas vezes surgem atualizações que visam corrigir falhas de segurança recém identificadas, portanto é importante estar atento a estas alterações e realizar as atualizações assim que forem lançadas.

drawing

Teste o site contra vulnerabilidades com frequência

Muitas empresas de processamento de pagamentos exigem que seus clientes atendam a certos padrões de segurança antes de realizarem a integração em suas plataformas de e-commerce. Mas atender a estas especificações não é o suficiente. É importante testar o website com frequêcia, verificando se os links não foram alterados ou se nenhum outro conteúdo foi introduzido no site sem a sua autorização. É importante também utilizar uma ferramente de varredura para identificar possíveis falhas no código do site e indicar as soluções correspondentes.

A gestão de um site de e-commerce é uma ótima forma de manter uma fonte constante de renda sem a necessidade de envolvimento direto nas transações. Ao observar estas medidas simples, é possível garantir a segurança dos clientes ao mesmo tempo em que se constroi uma reputação sólida para a empresa.

Imagens: Pixabay, Flickr.

Este post editorial é um oferecimento de 1&1.
2016-09-18T20:36:07+00:00 julho 2016|Tecnologia, Internet e Comunicação|

Deixar Um Comentário