Se eu gostei de Star Wars: Os Últimos Jedi?

Se eu gostei de Star Wars: Os Últimos Jedi?

EU AMEI STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI!

Assisti ao primeiro trailer até quase decorar todas as falas. Semanas antes do grande dia, entretanto, eu parei de assistir até os teasers, também tive muito cuidado nas redes sociais e nos links clicados para não ser surpreendida por nenhum spoiler. Valeu a pena!

“This is not going to go the way you think!”
“Isso não será da forma como você está pensando!”

Fui para o cinema na noite da pré-estreia com esta única certeza: de que o filme seria diferente de tudo o que já vimos até agora em Star Wars. Ainda assim, ao final da sessão, quase às 3:00 da manhã do dia 14 de dezembro, eu não sabia o que dizer sobre o que tinha acabado de assistir nas últimas duas horas e meia. Nas sessões seguintes, assisti ao filme cinco vezes até agora, tudo o que se passou começou a fazer sentido.

“Let the past die. Kill it, if you have to. It’s the only way to become what you’re meant to be.”
“Deixe o passado morrer. Mate-o, se for necessário. É a única maneira de se tornar o que você está destinado a ser.”

Não alimente os haters.

Não alimente os haters.

Obrigada, Internet, por esse meme!

Ao final de O Despertar da Força, em 2015, a imagem que ficara, pra mim, de Kylo Ren era de um adolescente birrento. Naquele momento, faltava muito para que eu pudesse levá-lo a sério como vilão. Após Os Últimos Jedi, consigo ver sua evolução e consigo acreditar que poderá ser um personagem memorável no Episódio IX.

Luke, Rey, Leia, Poe, Holdo, … Não consigo escrever sem entrar na zona de spoiler. Mas, mais de uma semana depois da estreia do filme, quem é fã de verdade já assistiu. (Treta has been planted.)(Só zoeira… :p) De qualquer maneira, deixo o alerta de spoiler pra quem se importa em não saber o que acontece no filme antes de assisti-lo.

Spoiler a partir deste ponto.

Rey e Luke em Ahch-To.

Rey e Luke em Ahch-To.

Mulheres na liderança! EU AMO ESSE FILME!

Leia tem um lugar garantido nos corações dos fãs de Star Wars, dispensa comentários. Holdo e Rose ganharam minha admiração, porque elas ensinaram ao Poe e ao Finn que agir movidos apenas por atos de heroísmo não é o que faz um líder. E a evolução de Poe Dameron, de um piloto sempre pronto a “saltar em um X-Wing para explodir coisas” para um líder sobre quem Leia diz “sigam-no!”, só me faz contar os dias até o Episódio IX!

“This is not how we win. Not fighting the ones we hate. But saving what we love.”
“Não é assim que venceremos. Não é lutando contra aqueles que odiamos. Mas salvando o que amamos.”

O cassino de Canto Bight é genial como contraponto à cantina de Mos Eisley e, mais recentemente, ao castelo da Maz Canata. E gostei ainda mais quando foi invadido pela manada de fathiers.

As cenas em que Kylo e Rey estão diante de Snoke são cheias de referências ao episódio O Retorno do Jedi quando Vader e Luke estão diante do Imperador. Há uma diferença fundamental, no entanto. Vader mata o Imperador para cumprir a profecia e reestabelecer, ainda que temporariamente, o equilíbrio da Força, enquanto Kylo Ren mata Snoke para estabelecer-se como vilão da nova trilogia.

Em O Retorno do Jedi, Sidious dizia para Luke “a cada minuto que passa, você se torna meu aprendiz”; em Os Últimos Jedi, Snoke diz para Kylo “complete seu treinamento, mate seu verdadeiro inimigo”. Embora não tenha ficado claro se Snoke era ou não um Sith, ele era seguidor do lado sombrio, e a fina ironia que permeia as duas sequências é que a típica arrogância dos Sith não permite que vejam seu fim iminente.

“The Rebellion is reborn today, the war is just beginning, and I will not be the last Jedi.”
“A Rebelião renasceu hoje, a guerra está apenas começando, e eu não serei o último Jedi.”

Minha Deusa! Eu me arrepio cada vez que lembro dessa cena. Acredito que é também a isso que se refere a fala de Kylo sobre “deixe o passado morrer”. O Episódio VIII encerra um ciclo no qual Luke nos deixou de uma forma em que ele se despede em paz consigo mesmo e com um propósito, conforme Rey e Leia sentiram no final. É a faísca de esperança que os rebeldes remanescentes carregam que irá acender novamente a chama da Rebelião.

Para aqueles fãs que não gostaram de Os Últimos Jedi, deixo a lição de Leia que Holdo transmite para Poe:

“Hope is like the sun. If you only believe it while you see it, you’ll never make it through the night.”
“A esperança é como o sol. Se você só acredita nele enquanto pode vê-lo, então jamais vencerá a escuridão da noite.”

Receba os posts do blog em seu email!


2018-01-03T01:21:13+00:00 dezembro 2017|Entreterimento|

Deixar Um Comentário