Exercícios em grupo

//

Tatiane Pires

THON Fitness Class 001, de Penn State no Flickr.
THON Fitness Class 001, de Penn State no Flickr.

Os benefícios de atividades realizadas em grupo também se aplicam à atividade física: incentivamos as pessoas que fazem parte do grupo, isso contribui para a aderência à rotina de exercícios. Estar no grupo também pode incentivar a avançar no treinamento.

Por outro lado, se o grupo for muito grande, pode não ter a orientação adequada em alguns exercícios. Determinados movimentos, se executados incorretamente, podem resultar em lesão. Mesmo que isso não ocorra, ficar na parte de trás em uma turma grande pode ter o efeito contrário e facilitar a desistência.

O instrutor também tem um papel importante por incentivar a integração de novos participantes e por mostrar como realizar os exercícios conforme seu nível de habilidade.

Os grupos de treinamento não precisam ser formados necessariamente na academia. É possível encontrar também na internet grupos por atividade: caminhada, ciclismo, vôlei, futebol, entre outros esportes.

Encontre atividades que você gosta para que mantenha a regularidade. Outra dica é variar as atividades durante a semana. Ao dedicar pelo menos dois dias da semana para os exercícios, pode correr em um dia e jogar vôlei no outro, por exemplo.

Publicado no blog centauromulher.com em 02/junho/2011.

Deixe um comentário