Tecnologia nos jogos olímpicos

Tecnologia nos jogos olímpicos

Mal tinham terminado as olimpíadas de inverno deste ano, em Vancouver no Canadá, e nós já estávamos querendo mais. E o ciclo olímpico pra nós, brasileiros, continua ainda este ano com os jogos Sul-americanos de Medellín na Colômbia, de 19 a 30 de março. A delegação brasileira contará com 557 atletas competindo em 37 modalidades, algumas delas valendo vaga nos jogos Pan-americanos de Guadalajara em 2011.

Da preparação dos atletas à infraestrutura na cidade sede, há tecnologia presente em todas as etapas dos jogos olímpicos. Veja alguns exemplos:

Câmera de 8.000 fps
Câmeras de vídeo normais gravam utilizando de 24 a 30 frames por segundo (fps). No entanto, para ver com detalhes os movimentos dos atletas, foi desenvolvida uma câmera que grava em alta definição utilizando 8000 fps. Utilizada pela primeira vez nas olimpíadas de 2008, essa câmera permite exibir cada movimento em detalhes que escapariam em imagens de outras câmeras.

abertura-dos-jogos-de-inverno-vancouver-2010

Foto: Terrill/AP

Uma grande tela no chão
Na abertura das olimpíadas de inverno, o piso do estádio BC Place virou uma grande tela onde foram projetadas diversas imagens ao longo da cerimônia.

20100311_2

Roupa especial para os atletas da natação
Utilizada inclusive por atletas recordistas olímpicos, entre eles Michael Phelps, essa roupa desenvolvida pela Speedo tem em sua composição materiais hidrófobos, contribuindo para que a resistência da água sobre o nadador seja menor.

20100311_3

Unidade Desportiva Atanasio Girardot
Em 2009, foram finalizadas as obras dos novos complexos esportivos que irão integrar a Unidade Atanasio Girardot em Medellín. Utilizando conceitos de “tecnologia verde”, o teto dos novos estádios conta com um design que favorece a iluminação natural.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia beneficia não só os atletas, mas também os espectadores. Nos próximos posts, veremos mais sobre tecnologia no esporte.

Publicado no blog centauromulher.com em 11/março/2010.

Receba os posts do blog em seu email!


2010-03-13T23:46:35+00:00 março 2010|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário