Saiba mais sobre o tênis

Saiba mais sobre o tênis

bcm_2010-03-18_tenis1

A produção de diversos tipos de calçados evolui constantemente, em especial dos tênis, uma vez que é o calçado adequado para a prática esportiva. Sua fabricação envolve diversas áreas, algumas delas são:

  • Medicina e física: biomecânica do pé, proteção e conforto;
  • Desenho: criação de modelos;
  • Química: desenvolvimento de materiais.
20100318_1-401x480

Partes do tênis: cabedal (parte superior), entresola e solado. (Fonte: O tênis uma abordagem didática. Alexandre Silvestre dos Santos. Monografia FAE UFMG.)

Cabedal
Feito de várias peças para proporcionar mais conforto, também varia conforme o design de cada fabricante.

Entresola
O poliuretano é um dos materiais mais resistentes e duráveis. A entresola também pode ser feita de uma combinação de EVA e borracha, ou ainda apenas de EVA. A desvantagem de entresolas feitas somente de EVA é que ficam achatadas depois de algum tempo de uso, deixando de proteger contra impactos.

Solado
Pode ser feito de borracha de carbono, borracha maciça, composto de borracha ou uma combinação de borracha natural e borracha sintética. O solado de borracha de carbono é aquele que tende a deixar marcas em pisos muito lisos. Quando feitos de borracha maciça ou da combinação de borracha natural e b-orracha sintética, o solado não deixa marcas no piso. Entretanto tênis feitos com esses três tipos de material são indicados para esportes praticados em quadras cobertas. O composto de borracha, por outro lado, é um material que tem aditivos em sua composição proporcionando maior durabilidade; tênis com esse tipo de solado são indicados para prática de caminhada, por exemplo.

Os diferentes materiais utilizados na fabricação do tênis dependem não só do esporte para o qual é indicado, mas também interferem quantitativa e qualitativamente na absorção de impacto, por exemplo. Por isso é importante escolher o tipo de tênis adequado à atividade que você irá praticar!

Referencia:Sneakerhead.com

Publicado no blog centauromulher.com em 18/março/2010.

Receba os posts do blog em seu email!


2010-03-20T23:51:59+00:00 março 2010|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário