Atividade física e qualidade do sono

Atividade física e qualidade do sono

woman-sleeping

Foto: Woman sleeping, de Timothy Krause no Flickr.

Acordar de bom-humor e cheia de disposição faz parte do seu dia a dia? Se você ainda faz parte da turma de sedentários e respondeu “não” a pergunta que acabei de fazer, saiba que vou adicionar mais um item à já infindável lista de motivos para deixar o sedentarismo de lado.

A recuperação física e mental ocorre durante as fases de sono profundo, devido à produção de hormônios que contribuem para a regeneração de músculos e ossos, além de estimular a concentração e a memória. Praticar atividade física regularmente contribui para que essas fases tenham maior duração e se tornem menos fragmentadas.

Mas nada de exageros. Treinar excessivamente tem o efeito oposto, pois o estresse muscular pode reduzir as fases de sono profundo. Os resultados são previsíveis quando não se dorme o suficiente: sonolência, problemas de concentração e falta de memória.

Atividade física não deve ser vista apenas como uma forma de emagrecimento. Quando a prática é regular, tem efeitos positivos na saúde e na qualidade de vida.

Publicado no blog centauromulher.com em 17/fevereiro/2011.

Receba os posts do blog em seu email!


2011-02-19T02:07:30+00:00 fevereiro 2011|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário