Caminhada e corrida: aliadas para manter a forma

Caminhada e corrida: aliadas para manter a forma

20110415_corrida

Caminhada e corrida são atividades que contribuem não só para estar de bem com a balança, mas também melhoram o condicionamento físico. Por outro lado, assim como qualquer outro exercício, deve-se antes consultar um médico para garantir que está tudo ok para começar os treinos. Embora a caminhada seja mais democrática que a corrida, ambas requerem cuidados para evitar lesões nos pés e joelhos, principalmente.

Tênis são grandes aliados, mas não qualquer par de tênis. Isso não significa usar calçados caros, mas alguns cuidados são necessários: a entresola (na parte interna) e o solado não podem ser flexíveis nem rígidos demais. Lembre-se que é a entresola que vai proteger seus pés do impacto com o chão.

Acho muito chato ficar horas na esteira de uma academia, prefiro correr em parques. Acessórios como boné e óculos são bem-vindos nos dias ensolarados, mas o protetor solar é indispensável independente da estação. Isso porque o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, contribuindo para o envelhecimento precoce da pele.

Um relógio com cronômetro é útil, no entanto não é a maneira mais prática de manter registros do seu progresso. Acessórios como o kit Nike+iPod ajudam você a monitorar seu treinamento.

20110415_corrida_nike-plus-1

Com o sensor em um tênis Nike+, o receptor pode ser conectado a um iPhone, iPod Touch ou iPod Nano. Depois de correr, você faz upload das informações no site nikerunning.com e pode visualizar tudo em um gráfico que mostra sua evolução nos treinos.

Há ainda outra opção: o Nike+ Sportband. Você ainda precisa do sensor Nike+, mas o receptor é o Sportband — que pode ser conectado a uma porta USB do computador para enviar as informações para o site Nike Running.

Aquecimento antes e depois do treino também é indispensável para um melhor aproveitamento. E não tente ir além dos seus limites. Na ausência de oxigênio no tecido muscular, a decomposição das moléculas de glicose formam ácido lático — responsável pela fadiga muscular, podendo causar cãibras. Uma alimentação equilibrada também é muito importante, e não se esqueça de beber muita água. Com esses cuidados e dicas, sua caminhada ou corrida tem tudo para ser um sucesso!

Publicado no blog centauromulher.com em 15/abril/2010.

Receba os posts do blog em seu email!


2010-04-18T00:16:54+00:00 abril 2010|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário