Entre tantas opções de tênis, muitas vezes escolhemos qual levar somente pelas cores e design. No entanto, é muito importante escolher o tipo certo para sua pisada e para o terreno onde irá correr.
Quanto aos tipos de pisada, há três:
- pé chato: quando o arco é baixo e tem um excessivo grau de pronação;
- pé normal: apresenta um leve grau de pronação, para absorver o impacto;
- pé com arco elevado: o arco é muito elevado e quase não apresenta pronação, tornando a absorção de impacto insuficiente.
O que é pronação?
No pé, é um movimento da articulação subtalar para absover o impacto após do contato do calcanhar com o solo.
Diferentes tipos de tênis têm sido desenvolvidos tanto para proporcionar mais conforto e para evitar lesões, levando em consideração diversas características biomecânicas, entre elas os diferentes tipos de pisada.
Os tênis dividem-se nas categorias: amortecimento, controle de movimento, estabilidade, performance e trilha.
Tênis de estabilidade têm solado que proporciona uma boa combinação de amortecimento e suporte, os de amortecimento têm sola mais macia e menor suporte, ambos são indicados para pisada normal.
Na categoria controle de movimento, os tênis são mais rígidos e auxiliam no controle da pronação excessiva. Controle de movimento e estabilidade são as categorias indicadas para pés chatos. Para quem tem o arco do pé alto, tênis de amortecimento proporcionam mais conforto.
A categoria performance é indicada para competições e treinos em ritmo rápido; tênis de trilha são desenvolvidos para percursos acidentados – com muitas pedras e raízes de árvores no caminho, por exemplo.
Faça um teste de pisada e descubra qual tipo de tênis é mais indicado para você. Isso irá contribuir para que você evite lesões e também proporcionará mais conforto nos seus treinos.
Publicado no blog centauromulher.com em 06/janeiro/2011.