Escolha o tênis adequado

Escolha o tênis adequado

20110108_tenis_asics

Entre tantas opções de tênis, muitas vezes escolhemos qual levar somente pelas cores e design. No entanto, é muito importante escolher o tipo certo para sua pisada e para o terreno onde irá correr.

Quanto aos tipos de pisada, há três:

  • pé chato: quando o arco é baixo e tem um excessivo grau de pronação;
  • pé normal: apresenta um leve grau de pronação, para absorver o impacto;
  • pé com arco elevado: o arco é muito elevado e quase não apresenta pronação, tornando a absorção de impacto insuficiente.

O que é pronação?

No pé, é um movimento da articulação subtalar para absover o impacto após do contato do calcanhar com o solo.

Diferentes tipos de tênis têm sido desenvolvidos tanto para proporcionar mais conforto e para evitar lesões, levando em consideração diversas características biomecânicas, entre elas os diferentes tipos de pisada.

Os tênis dividem-se nas categorias: amortecimento, controle de movimento, estabilidade, performance e trilha.

Tênis de estabilidade têm solado que proporciona uma boa combinação de amortecimento e suporte, os de amortecimento têm sola mais macia e menor suporte, ambos são indicados para pisada normal.

Na categoria controle de movimento, os tênis são mais rígidos e auxiliam no controle da pronação excessiva. Controle de movimento e estabilidade são as categorias indicadas para pés chatos. Para quem tem o arco do pé alto, tênis de amortecimento proporcionam mais conforto.

A categoria performance é indicada para competições e treinos em ritmo rápido; tênis de trilha são desenvolvidos para percursos acidentados – com muitas pedras e raízes de árvores no caminho, por exemplo.

Faça um teste de pisada e descubra qual tipo de tênis é mais indicado para você. Isso irá contribuir para que você evite lesões e também proporcionará mais conforto nos seus treinos.

Publicado no blog centauromulher.com em 06/janeiro/2011.

Receba os posts do blog em seu email!


2011-01-08T01:27:56+00:00 Janeiro 2011|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário