Saiba como identificar o tipo de tênis adequado para você

Saiba como identificar o tipo de tênis adequado para você

20120409_atleta-alongamento

O teste de pisada é importante para auxiliar na escolha do tipo de tênis mais adequado para correr e praticar outros esportes, mas há outros fatores que também devem ser analisados.

Pace
Pace (passo ou ritmo) é velocidade ao correr, medida em minutos para percorrer um quilômetro (min/km), a média varia entre 6 min/km e 4,5 min/km.

Peso
De acordo com o peso, irá variar o amortecimento da pisada.

Rotação do pé
É o ângulo do pé em relação ao calcanhar. Em geral, os pés posicionam-se em V, com as potas dos dedos levemente voltadas para fora. Se as potas dos dedos apontam para dentro ou ficam muito voltadas para fora, poderá haver algum causar algum desconforto se for utilizado um calçado inadequado.

Ângulo estático e ângulo dinâmico
O ângulo estático se refere à distância entre os joelhos. Geralmente, essa distância mantém as pernas paralelas. Se os joelhos forem levemente afastados, têm aspecto de curvarem-se para fora; próximos, têm aspecto de curvarem-se para dentro. Ao flexionar o joelho, ele pode se manter alinhado à ponta do pé, também pode haver rotação para dentro ou para fora, esse é o ângulo dinâmico.

Flexibilidade
Fazer um agachamento e verificar o quanto consegue se aproximar dos calcanhares sem levantá-los e mantendo uma postura ereta, sem se inclinar, é uma forma de testar a flexibilidade.

São vários fatores e, para auxiliar nessa avaliação, a Mizuno desenvolveu o site My Precision Fit. O site é em inglês, mas tem imagens e trechos de vídeos mostrando como fazer os movimentos indicados para responder as perguntas. É um teste que, assinalando as opções correspondentes a cada um desses aspectos, mostra que tipo de tênis é o mais indicado.

Publicado no blog centauromulher.com em 07/abril/2011.

2011-04-09T19:40:45+00:00 abril 2011|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário