Alternativa à musculação na academia

Alternativa à musculação na academia

Gosto das aulas em grupo na academia e, nos dias de chuva, até encaro a esteira para não perder o treino, porque eu gosto mesmo é de correr na rua. Mas, pelo menos em um ponto, concordo com as mulheres que dizem não gostar de academia: não gosto da sala de musculação.

Note que o meu problema não é com a musculação, pois treinos de força são os responsáveis pelo aumento de massa magra. Mais músculos não significa “ficar enorme”. Mais massa magra, enrijecendo e modelando os músculos, contribui também para o aumento do metabolismo basal, isto é, aumenta a quantidade de energia — de calorias — que o corpo necessita consumir em repouso.

Então como pode alguém gostar de musculação, mas não gostar da sala de musculação na academia?

• Trocar a ordem da série do dia quando um dos aparelhos está ocupado.
• Esperar alguém terminar de usar um aparelho quando não há outra atividade no plano de treino para trocar a ordem.
• Achar alguém para ajudar a ajustar algum aparelho novo ou um pouco mais complicado.
• O pessoal que vai pra academia achando que vai desfilar numa passarela.
• O pessoal que mais joga conversa fora do que efetivamente faz algum treino.
• O pessoal que sempre esquece de levar uma toalha e deixa os aparelhos suados.
• Quando o responsável pelo som ambiente na academia decide experimentar uma nova lista de músicas que, na minha nem tão modesta opinião, não tem nada a ver com treino.

Adicione à lista seu motivo para não gostar da sala de musculação.

O primeiro e o segundo itens podem ser inevitáveis nos horários de maior movimento, nem sempre ir à academia em outro turno ou horário é uma opção disponível. O terceiro também é normal que ocorra, apesar de um tanto chato. Mas pessoas sem noção são sempre um teste para a paciência e estão em todas as academias.

Obviamente, não é da minha conta se alguém paga a mensalidade da academia para ir lá e ficar de bate-papo. Cada um que cuide da própria vida e seja feliz. Incomoda é quando o pessoal do bate-papo também resolve ficar empatando o último aparelho que falta para fechar o treino do dia. E eles adivinham.

Pra mim, a solução passa por estes livros fantásticos que eu encontrei.

Os livros acima são os que têm me mantido fazendo um bom esforço em casa, no meu ritmo, do meu jeito, com as músicas que eu escolher.

Os aparelhos das academias podem ser fantásticos, mas também me chateiam às vezes. E é surpreendente a forma como podemos usar a gravidade a nosso favor, isto é, para fazermos o esforço necessário para modelar o corpo e emagrecer. E não é preciso nenhum grande investimento, um bom livro sobre fitness vai mostrar opções de exercícios que não requerem mais que o próprio corpo. Uma anilha, um par de halteres ou um par de caneleiras podem ser itens a ser adquiridos depois, quando for necessário reforçar alguns dos exercícios.

E, em casa, é possível tirar dúvidas com um profissional de educação física?

Há opções: uma delas é contratar um personal trainer, outra é colocar o nome do exercício da vez no YouTube e assistir as demonstrações de profissionais que colocam vídeos à disposição na rede.

É verdade que é preciso ter atenção ao realizar os movimentos. Mas, quando fazia musculação na academia, sempre fazia os exercícios sem a necessidade do acompanhamento de algum instrutor, basta apenas entender a maneira correta de realizá-los.

Os livros.

Fitness: um corpo perfeito ao alcance de todas as mulheres
fitness-clemenceau-delavier-manole No início, tem três sugestões de programas de treinamento: iniciante, intermediário e avançado, indicando quantas séries e repetições devem ser feitas e a página onde encontrar mais informações sobre cada exercício. Dividido em oito seções — braços, peito, ombros, abdômen, cintura, costas, glúteos e coxas — este livro também tem imagens com detalhes dos músculos que estão sendo trabalhados.

CLÉMENCEAU, Jean-Pierre; DELAVIER, Frédéric. Fitness: um corpo perfeito ao alcance de todas as mulheres. Barueri, SP : Manole, 2009.

Fitness
fitness-quevedo-marco-zero Após as seções sobre aquecimento e alongamento, seguem-se as seções principiante, avançado e manutenção com sugestões de combinações de exercícios conforme o estágio de treinamento, depois há seções específicas sobre abdominais, braços e peito, glúteos e pernas.

TORRES-QUEVEDO, Atana. Fitness. São Paulo : Marco Zero, 2006.

The women’s fitness book
fitness-kelly-thompson-dk-publishing Gosto muito dos dois livros anteriores; acredito, entretanto, que este é mais detalhado. As seções sobre treino de resistência e sobre alongamento têm mais opções. Tem seções com exercícios de pilates e yoga. E tem mais sugestões de programas de exercícios para diferentes objetivos.

THOMPSON, Kelly. The women’s fitness book. Nova Iorque : DK Publishing, 2012.

Há outros livros com orientações e informações sobre os exercícios, inclusive para fazê-los em casa. Fazer treinos de força sem estar na academia pode requerer mais disciplina para manter a atividade em dia, mas vale o esforço e a dedicação.

E, para motivar um pouco mais, os álbuns a seguir têm uma seleção que totaliza mais de 300 músicas ótimas para acompanhar os treinos e estão disponíveis em vários sites na internet. Veja as listas de músicas de cada um dos álbuns nos links abaixo:

100 Disco Workout Music
100 Trance Workout Music
NOW That’s What I Call a Workout 1, 2, 3
NRG Workout

2015-02-06T08:00:11+00:00 fevereiro 2015|Esportes e Atividade Física|

2 Comentários

  1. Rafael 13 de fevereiro de 2015 em 09:48- Responder

    Muito interessante este artigo, parabéns!
    Há inúmeras opções para pessoas que não querem ou não podem praticar musculação, basta encontrar a melhor que se enquadre aos objetivos.
    A prática de esportes e alimentação saudável prolongam a vida e eliminam (ajudam) no combate ao stress e outras doenças.
    Abraço e saúde,
    Rafael

  2. Luis 7 de julho de 2016 em 10:31- Responder

    Gostei, otimo artigo! A proposito, acessem o nosso blog que fala sobre treino e saúde e saiba mais! https://treinoesaudef1.blogspot.com.br

Deixar Um Comentário