Aproveite o Dia Mundial Sem Carro para buscar alternativas

Aproveite o Dia Mundial Sem Carro para buscar alternativas

20100916_congestionamento-480x360

Conforme dados divulgados pelo Detran, somente no período de janeiro a abril deste ano a frota de carros no Brasil aumentou de 34.696.707 para 35.350.807. Em quatro meses, aumentou em mais de meio milhão a quantidade de automóveis circulando em todo o País! E esse número não inclui caminhões, caminhonetes, microônibus, ônibus ou utilitários, que também tiveram aumento no mesmo período.

Cientistas apontam mudanças climáticas entre as consequências de longo prazo; por outro lado, poluição do ar e engarrafamentos são alguns dos efeitos com os quais temos que conviver diariamente nos grandes centros urbanos. Por isso é importante buscar alternativas sustentáveis para os produtos que consumimos e as atividades que realizamos.

Podemos observar que, muitas vezes, o motorista vai sozinho. Para tornar o deslocamento menos monótono e aumentar o número de passageiros por veículo, grupos de amigos (colegas de trabalho, da faculdade) podem organizar um sistema de caronas com revezamento do carro e do motorista, outro benefício é que dessa forma todos economizam.

O compartilhamento de carros não precisa ser só entre amigos e conhecidos. Nos Estados Unidos e na Europa, o car sharing mostrou ser uma opção viável e com preço menor que o aluguel tradicional. Ao chegar ao destino, em vez de deixar o carro parado no estacionamento, o motorista devolve o veículo em um local pré-definido, paga somente pelo tempo de utilização e outra pessoa pode utilizá-lo a seguir. São Paulo já conta com esse serviço.

Já que eu adoro pedalar, não perderia essa oportunidade: no Dia Mundial Sem Carro, experimente ir para o trabalho ou para a faculdade de bicicleta! Se a bike começar a fazer parte do seu dia a dia, além de contribuir para a redução das emissões de gases poluentes, você irá melhorar seu condicionamento físico e terá mais disposição para as demais atividades.

Publicado no blog centauromulher.com em 16/setembro/2010.

Receba os posts do blog em seu email!


2010-09-18T01:00:15+00:00 setembro 2010|Blog Centauro Mulher|

Deixar Um Comentário