Atividade física e qualidade de vida

Atividade física e qualidade de vida

20110514_corrida

A preocupação com a quantidade de atividade física realizada semanalmente, para muitas pessoas, varia de forma previsível durante o ano. Longe do verão e do período de férias, a procura por exercícios diminui bastante. Isso ocorre também devido ao fato que exercitar-se está associado à meta de emagrecimento, quase sempre presente nas listas de objetivos das mulheres. Trabalho, faculdade e outros compromissos são citados entre os motivos para que não haja manutenção de uma agenda de treinamento constante durante todo o ano.

Além disso, a mulher magra, com curvas perfeitas, sem celulite reina absoluta na propaganda, independente do tipo de mídia: tv, impressa ou online. Com o uso de técnicas de maquiagem, de softwares de edição de imagens ou uma combinação de ambos, mulheres famosas são retratadas como se elas tivessem chegado a esse ideal de perfeição. Criando no imaginário feminino uma meta que é simplesmente inatingível. Mesmo assim, esse objetivo de perfeição é perseguido.

A preocupação com o corpo aumenta à medida que o verão se aproxima, porque nessa época as roupas evidenciam mais a forma física. Dispostas a tudo por esse ideal de beleza, as mulheres se submetem a todo tipo de dieta, na expectativa de emagrecer com o mínimo de esforço; ou correm para as academias tentando fazer todo o exercício que deixaram de fazer durante o ano.

O dia a dia agitado das metrópoles, a tentação de ceder ao fast-food em vez da alimentação saudável e comodidades que permitem tornar a vida cada vez mais sedentária também tornam-se inimigos da saúde. E, com isso, perde-se de vista que a atividade física regular está associada, acima de tudo, à qualidade de vida.

Manter a prática de atividade física durante o ano todo requer dedicação. Por outro lado, é um hábito que ajuda a combater o estresse do dia a dia e proporciona momentos de descontração. Em vez de, em alguns períodos do ano, perseguir metas que não podem ser conquistadas e confrontar-se com a frustração gerada pela expectativa não alcançada, dedique-se a atividade física de forma que ela possa ser mantida e adaptada conforme sua rotina, proporcionando mais qualidade de vida.

Publicado no blog centauromulher.com em 12/maio/2011.

Receba os posts do blog em seu email!


2011-05-14T01:24:14+00:00 maio 2011|Blog Centauro Mulher, Esportes e Atividade Física|

Deixar Um Comentário